O que é Dekton?
Dekton é uma pedra industrializada produzida a partir da mistura das matérias-primas usadas na fabricação de porcelana, vidro e superfícies de quartzo.
O material, que é fabricado pelo grupo europeu Consentino, é feito por meio da tecnologia TSP (tecnologia de sinterização de partículas).
Ela compreende a produção própria de matérias-primas, que passam por procedimentos de pigmentação e atomização e sofrem um primeiro tratamento térmico, gerando partículas de um mícron de espessura.
Em seguida, é feita a decoração, com a inclusão de cores, desenhos, matizes e um novo processo térmico.
Antes da finalização, o Dekton ainda é submetido a uma prensagem final e sinterização, gerando uma peça com zero porosidade e inexistência de micro defeitos causadores de tensões ou pontos débeis.
Uma curiosidade é que a Consentino não revela quais são os materiais usados na composição do Dekton. Trata-se de um segredo muito bem guardado pela empresa.
Onde usar o Dekton?
O Dekton reúne as melhores características do vidro, das porcelanas e das superfícies já comercializadas pela Consentino, como o Silestone.
O material está disponível em 5 espessuras diferentes e uma peça pode ter até 1440 mm x 3200 mm.
Diante desse contexto, o Dekton pode ser usado em revestimentos de piso, parede, fachadas e bancadas. Ele também pode ser aplicado em calçadas, garagens, móveis e revestimento de piscinas.
Devido ao seu avançado processo de pigmentação, o Dekton tem cores e texturas que imitam outros materiais como mármore, cimento, aço corten, granito, entre outros.
Dessa forma, o material torna-se uma boa alternativa para projetos que buscam a estética desses produtos mas necessitam de mais resistência.
Quais são as vantagens do Dekton?
Resistência ao calor: O Dekton é um material muito robusto devido ao seu processo de fabricação. Ele é até 5 vezes mais resistente do que o granito, por exemplo. Diante desse contexto, uma das principais vantagens do Dekton é que ele suporta temperaturas elevadas sem queimar ou rachar. O material é indicado para bancadas de cozinha, já que é possível colocar panelas quentes e outros objetos. Diferente de outras superfícies sólidas, o Dekton não utiliza resina em sua composição. Por isso ele pode ser usado em áreas externas e é bastante resistente a temperaturas altas.
Resistência a manchas: A superfície do Dekton não é porosa. Devido a essa característica, o material previne naturalmente a penetração de líquidos e gases, evitando manchas e facilitando a limpeza.
Resistência a riscos: Na hora de procurar a melhor bancada ou revestimento para piso, o cliente sempre quer a opção mais bonita e que não risca e nem mancha, nem sempre é fácil unir todas essas características, mas o Dekton é uma das melhores opções nesse caso. Devido a sua composição, dificilmente um corte de faca ou arrastar de cadeiras pode danificar o material.
Resistência à abrasão: Projetos comerciais ou em áreas com grande tráfego pedem um revestimento que tenha resistência e durabilidade. O Dekton oferece essas características, o que reduz o custo com manutenção a longo prazo.
Estabilidade da cor: O processo de fabricação do Dekton tem um alto controle de pigmentação e decoração do material. Sendo assim, o resultado é uma maior resistência da cor e durabilidade do material. Se você tem um projeto de fachada, por exemplo, o Dekton é um material que vai reduzir a necessidade de manutenção e manter a estética sempre bonita.
Quais são as desvantagens do Dekton?
Peso: O Dekton costuma ser mais pesado em relação a outros tipos de revestimento. Por isso, é essencial avaliar se a estrutura da casa ou edifício aguenta o peso da fachada feita com o material.
Necessidade de mão de obras especializada: O Dekton é um tipo de material que pede a instalação de mão de obra especializada, pois exige alguns cuidados. Essa necessidade pode aumentar o orçamento do projeto, o que nem sempre é possível.
Não pode ser usado dentro da churrasqueira: Essa é mais uma curiosidade do que necessariamente uma desvantagem. Apesar de extremamente resistente, o Dekton não pode ser usado dentro de churrasqueiras. O contato constante com o fogo torna o interior da churrasqueira incerto e, por isso, o material pode acabar deteriorando com o tempo.
Fonte: https://www.vivadecora.com.br/pro/curiosidades/dekton/